Em 1967, a visão do cenário de O Rei da Vela me botou em contato com a arte de Hélio Eichbauer. É uma ligação que nasceu no momento do tropicalismo e que terminou virando, a partir dos anos 80, uma parceria que dura décadas: de O Estrangeiro a Abraçaço, Hélio fez todos os cenários dos meus shows. O método foi sempre o mesmo: quando já tínhamos os números razoavelmente preparados e o roteiro do show basicamente estabelecido, Hélio vinha ao estúdio de ensaio e assistia a uma passagem das músicas em ordem. Ele ficava calado e nem esboçava reação de agrado ou desagrado durante a audição. Antes de ir embora, ele falava sobre algum detalhe que lhe tivesse chamado a atenção, como se fosse um espectador casual. Ia pra casa e voltava (muitas vezes no dia seguinte) com um (ou alguns) projeto(s) de cenografia. Sempre assombrava com sua captação do sentido profundo do espetáculo. Agora, com o Ofertório, mais do que nunca: Moreno e eu já tínhamos intimidade com a genialidade de Hélio, mas Zeca e Tom ficaram surpresos e emocionados com o que ele mostrava e observava. Faz meses, o Museu de Arte Moderna de Nova York me convidou para falar sobre a exposição de Tarsila do Amaral. Lá eu disse sobre Eichbauer: "Ele é que devia estar falando aqui". Agora, excursionando com Ofertório pela Europa, a Tate Modern de Londres me fez uma entrevista gravada para ser usada na exposição de Hélio Eichbauer que vai se dar lá. Queriam entender a relação entre o tropicalismo musical e as artes plásticas. Falei em Eichbauer como sendo o primeiro forte vínculo que os tropicalistas tiveram com as artes visuais: o cenário do Rei da Vela mostrara-se identificado com o que mais profundamente desejávamos, Gil e eu, fazer. Hélio morreu ontem, deixando uma imagem de grande porte em nossa vida cultural - e uma imensa saudade. 1. “Ofertório” 2. “Abraçaço” 3. “Dois Amigos, Um Século de Música” 4. “Fina Estampa” 5. “Estrangeiro” 6. “Obra Em Progresso” 7. “Prenda Minha” 8. “Zii Zie” 9. “A Foreing Sound” 10. Cenário de Fina Estampa, fragmento do Painel de Diego Rivera (Texto completo no Facebook)

caetanovelosoさん(@caetanoveloso)が投稿した動画 -

カエターノ・ヴェローゾのインスタグラム(caetanoveloso) - 7月23日 02時38分


Em 1967, a visão do cenário de O Rei da Vela me botou em contato com a arte de Hélio Eichbauer. É uma ligação que nasceu no momento do tropicalismo e que terminou virando, a partir dos anos 80, uma parceria que dura décadas: de O Estrangeiro a Abraçaço, Hélio fez todos os cenários dos meus shows. O método foi sempre o mesmo: quando já tínhamos os números razoavelmente preparados e o roteiro do show basicamente estabelecido, Hélio vinha ao estúdio de ensaio e assistia a uma passagem das músicas em ordem. Ele ficava calado e nem esboçava reação de agrado ou desagrado durante a audição. Antes de ir embora, ele falava sobre algum detalhe que lhe tivesse chamado a atenção, como se fosse um espectador casual. Ia pra casa e voltava (muitas vezes no dia seguinte) com um (ou alguns) projeto(s) de cenografia. Sempre assombrava com sua captação do sentido profundo do espetáculo. Agora, com o Ofertório, mais do que nunca: Moreno e eu já tínhamos intimidade com a genialidade de Hélio, mas Zeca e Tom ficaram surpresos e emocionados com o que ele mostrava e observava.
Faz meses, o Museu de Arte Moderna de Nova York me convidou para falar sobre a exposição de Tarsila do Amaral. Lá eu disse sobre Eichbauer: "Ele é que devia estar falando aqui". Agora, excursionando com Ofertório pela Europa, a Tate Modern de Londres me fez uma entrevista gravada para ser usada na exposição de Hélio Eichbauer que vai se dar lá. Queriam entender a relação entre o tropicalismo musical e as artes plásticas. Falei em Eichbauer como sendo o primeiro forte vínculo que os tropicalistas tiveram com as artes visuais: o cenário do Rei da Vela mostrara-se identificado com o que mais profundamente desejávamos, Gil e eu, fazer. Hélio morreu ontem, deixando uma imagem de grande porte em nossa vida cultural - e uma imensa saudade.

1. “Ofertório”
2. “Abraçaço”
3. “Dois Amigos, Um Século de Música”
4. “Fina Estampa”
5. “Estrangeiro”
6. “Obra Em Progresso”
7. “Prenda Minha”
8. “Zii Zie”
9. “A Foreing Sound”
10. Cenário de Fina Estampa, fragmento do Painel de Diego Rivera
(Texto completo no Facebook)


[BIHAKUEN]UVシールド(UVShield)

>> 飲む日焼け止め!「UVシールド」を購入する

8,108

107

2018/7/23

フラビアアレッサンドラのインスタグラム

カエターノ・ヴェローゾを見た方におすすめの有名人